A gestão à vista e uma ferramenta de exposição de indicadores e resultados que merecem a atenção para serem acompanhados de forma simples e direta. Geralmente ela é exposta em um quadro/televisão personalizado para cada segmento contendo as principais informações da área como metas, indicadores, controles e planos de ação. Muitas empresas utilizam esse modelo de gestão para ter os números sempre visíveis. Isso provoca uma mudança no mindset da organização que passa a agir em cima dos itens com maior foco e importância.

O primeiro passo é identificar quais indicadores devem ser acompanhados, lembrando que eles serão expostos a todos. Os indicadores devem possuir necessidade de controle e deverão ser expostos em um lugar de destaque e onde todos tenham. Não confundam quadro de avisos com o gestão à vista.

Em quais segmentos e áreas a gestão a vista pode ser utilizada?

Em todos os segmentos, desde uma padaria de bairro a uma montadora multinacional. E se aplica em qualquer área da empresa, sendo em um controle de produção, controle de vendas, acompanhamentos financeiros etc.

Quais os benefícios?

  • Assertividade e agilidade na tomada de decisão: Não há mais tempo para esperar os fechamentos semanais ou mensais, hoje em dia como as coisas mudam muito rápido, a ação tem que ser diária para que o seu negócio não fique ultrapassado ou perca alguma ação do seu concorrente.
  • Acompanhamento em tempo real dos números: Saber diariamente se as ações estão surtindo o efeito necessário para determinados indicadores.
  • Acesso à informação: Os principais interessados passam a conhecer os gargalos da empresa e podem ajudar com as ações de melhoria.
  • Maior engajamento dos colaboradores: Os colaboradores tem maior conhecimento dos números e se sentem donos do processo. Tem mais abertura para expor as ideias e montar os planos de ação.
  • Calibragem das metas: Poderá ser verificado a acurácia da meta podendo ser alterada de forma mais rápida e dinâmica.
  • Elaboração rápida e eficaz dos planos de ação mais assertivos

Por Keller Sandri, Consultor de Gestão