Posso fazer o OBZ (Orçamento Base Zero) sem consultoria?

Eu já ouvi essa pergunta de diversos clientes e todos inicialmente ficam surpresos com a minha resposta: sim, é possível implantar o OBZ sem o apoio de uma consultoria, assim como é possível melhorar o preparo físico sem contratar um personal trainer, mas a empresa precisará ter muito foco e dedicação pois haverá muita resistência interna a ser enfrentada. A empresa precisa estar preparada para transformações, sendo maior desafio encontrado na implantação do OBZ a mudança da mentalidade de todos na companhia, e isso só acontece quando a alta gestão da empresa está 100% envolvida. Caso contrário, existe um grande risco do processo se perder em pouco tempo.

Então por que eu deveria contratar uma consultoria?

A implantação do OBZ com o apoio de uma consultoria ganha mais peso dentro da companhia, o que facilita muito a mudança da mentalidade, mas além disso há outros ganhos ainda mais importantes:

  1. Know how: A consultoria ajudará a trazer o conhecimento da metodologia, o que fará com que as mudanças sejam muito mais suaves (a experiência dos desafios encontrados em outros projetos facilita a vencer as resistências). Além do resultado financeiro, a consultoria prezará pela absorção do conhecimento metodológico por parte dos gestores, através de treinamentos específicos em todas as fases do Orçamento Base Zero.
  2. Benchmarks: Como já fez diversas implantações a consultoria sabe o que tem mais chance de dar certo e errado em cada etapa, com diversos cases de sucesso que podem ser customizados e aplicados na empresa.
  3. Imparcialidade, sem vícios: O fato de a consultoria não fazer parte da operação é uma vantagem, pois facilita a identificação de vícios inerentes a quem está no dia a dia do negócio, permitindo o questionamento de itens tidos como intocáveis (tanto a eficiência, quanto a necessidade de existirem).

Por Olavo Cezar, Consultor de Gestão