É melhor $ na mão ou $$ voando?

Valuation é um modelo de precificação de empresas através da projeção do valor presente dos fluxos de caixas futuros descontado pelo custo do capital.
É altamente baseado em premissas e certamente os acionistas da Renault e da Tesla tem uma metodologia e visão diferente. A Tesla não obteve lucro operacional desde o nascimento em 2010. Ainda assim seu valor aumentou consideravelmente até superar as tradicionais companhias. Pois a maioria dos investidores não acreditam que a indústria velha possui o mesmo potencial de crescimento sustentado pela inovação.

Comparação do perfil dos acionistas:

A Renault tem parceiros industriais,  o Estado Francês e 63% distribuídos no mercado. Por sua vez, a Tesla tem 43% diluído no mercado e o restante, 57% institucional, composto por fundos de investimento. Fundos que aparentemente adotaram uma estratégia similar de baixa participação da própria empresa no portfólio total. Principais Fundos de Investimento com participação na Tesla: Os investidores da Tesla estão apostando num crescimento exponencial das vendas combinados com ganhos de escala e lucratividade que possam superar a dos grandes grupos no curto prazo. No entanto, se projetamos as receitas das duas empresas, a Tesla irá alcançar o mesmo patamar da Receita da Renault em 2022. Ainda que considerando o mesmo crescimento médio das vendas dos 4 últimos anos. E não iremos falar, absurdamente, sobre lucratividade, nem sobre clientes alvos e menos ainda sobre a resposta dos concorrentes. A Alta liquidez atual pode estar no final e a alocação de recursos começar a ficar mais cara, acelerando a cobrança de resultados rápidos o que poderia mudar a política de investimento desses fundos e assim impactar negativamente os investimentos em ativos sem rentabilidade no curto ou médio prazo. Visto o alto percentual dos fundos de investimento no Market Cap da Tesla o preço da ação pode flutuar fortemente.

Por Florent Broussard, Consultor.