As metas dos colaboradores estão diretamente relacionadas com a atividade que cada um desempenha? Diversas empresas adotam uma sistemática de avaliação de desempenho dos colaboradores com base no atingimento de metas estabelecidas. O que percebo é que tais metas nem sempre estão diretamente ligadas às atividades desempenhadas de cada um ou setor.
Já vi casos que um colaborador de TI possuía metas de Receita (O coordenador de TI vende alguma coisa?), em um outro caso me deparei com um vendedor que possuía meta de EBITDA (O vendedor participa do processo produtivo para melhorar os custos?).
Sem dúvida metas são muito importantes para o alcance de resultados. No entanto, quando as metas são individuais, é necessário que sejam diretamente ligadas ao trabalho do colaborador ou da equipe. Quando as metas realmente estão alinhadas às entregas, a obstinação por resultados por parte dos colaboradores é mais expressiva. Isto devido a menor subjetividade entre a percepção de esforço X resultado.
Para garantir esse alinhamento, é necessário um desdobramento de metas bem detalhado que se inicia por um objetivo corporativo como EBITDA ou Lucro Líquido e vai ramificando de acordo com os componentes que formam a meta anterior. Essa abordagem faz com que os colaboradores se sintam protagonistas, pois garante que o esforço individual contribua de forma direta para o objetivo global.
Por Matheus Martinelli, Sócio
Deixe Um Comentário